15/05/2011

Visitando o Museu D´Orsay em Paris - França


O Museu Dorsay em Paris reúne as principais obras do Impressionismo, movimento que revolucionou as artes no século XIX porque os artistas não retratavam mais uma arte com total fidelidade  como se fosse uma fotografia, mas estavam mais envolvidos com a luz e o movimento das pinceladas.O edifício fica fica na margem  do Rio Sena oposta ao Museu do Louvre. Para chegar você pode usar as estações de metro Solferino ou na Concordia e caminhar atravessando uma das pontes mais bonitas de Paris. Se estiver no Louvre basta atravessar a ponte e caminhar pela outra margem do rio Sena porque fica quase em frente um do outro.Mas visitar dois museus em um dia pode ser cansativo e você não aproveita o passeio.


A construção  original é do Arquiteto Victur Laloux, inaugurada em 1898 para a Exposição Universal de 1900 para funcionar como a Estação de trem gare de Orsay . Depois foi Palácio Administrativo D´Orsay e centro de correio durante a segunda Guerra Mundial até ser fechada . A transformação do espaço no museu teve Projeto dos arquitetos Renaul Bardon, Pierre Colboc e Jean Paul Philippon.
  
Para planejar melhor a sua visita e verificar preços de ingressos o site oficial disponibliza um mapa interativo . Abaixo eu sugiro alguns artistas , entre tantos que merecem a apreciação de suas obras.  http://www.musee-orsay.fr/


Claude Monet

Paul Cèzane

Paul Gauguin

Edouard Manet

Este quadro é muito simbólico porque ele retrata a pintora impressionista Berthe Morissot, a primeira mulher do grupo de artistas mostrando um trabalho que estava fora dos padrões aceitos pelas Academias de Arte. Imaginem o que ela teve que lutar para mostrar sua arte neste grupo novo e sendo mulher. Esta é a minha preferida de todas porque, na minha opinião mostra muito mais do que um estilo ou movimento de arte.
Eu sempre gostei muito de arte impressionista e particularmente desta artista retratada por Manet , mas no Brasil não havia muita informação. Lembro da emoção quando ganhei de uma amiga que chegava de Paris um livro sobre Berthe Morissot.



Berthe Morissot


George Serat e a técnica do Pontilismo onde pequenos pontos formam a imagem

 Toulose Lautrec e as famosas dançarinas

 Van Gogh

Estes são alguns artistas dos muitos como Camille Corot, Gustave Courbet, Eugene Delacróix,Jules Dupré,Camille Pisaro, etc. As esculturas e artes decorativas da coleção do museu também representam os principais nomes do século XIX como:

Auguste Rodin

Antonio Gaudi


Charles Mackintosh

 Emille Gallé

 Reneé Lalique

O museu ainda tem uma Livraria onde pode-se comprar livros e souvenirs, além de cafeterias e restaurantes. Mas a dica é chegar cedo porque as filas de entrada geralmente são grandes. 


Caneca e Relógio com Réplica de Pintura Impressionista vendidas entre muitos ítens na loja do Museu D´Orsay.

Desculpem as fotos sem foco mas dentro do museu só é permitido fotos sem flash.



Jean Francois Millet - O Angelus é um dos meus preferidos porque mostra um casal de camponês parando tudo para um monento de oração. Não gosto de ter cópias de arte em casa mas não resisti e comprei um postal desta arte que fica próximo da minha bíblia onde faço minhas orações todas as manhãs. Esta pintura silenciosa fala muito dentro do coração.


Edgar Degas e seus famosos quadros de Dançarinas de Ballet

Auguste Renoir  

Nenhum comentário:

Postar um comentário