22/06/2014

Museus Capitolineos e Piazza Campidoglio em Roma - Itália

Piazza dei Campidloglio - Museus Capitolineos

Muitas pessoas não gostam ou não visitam museus em viagens por falta de tempo na programação da viagem, e às vezes as filas são tão grandes que desanimam qualquer um, mas como adoro história, já faz parte dos meus roteiros e acredito que ajuda a completar o entendimento de uma cidade. Em Roma existem muitos museus, e se fosse para indicar apenas um para visitar, o Capitolino seria sem dúvida a minha primeira opção. Nesta última viagem a Roma, compramos o bilhete pela internet neste site: 
http://www.museiincomuneroma.it/acquista_online/biglietti. É necessário fazer uma inscrição com seus dados para comprar, mas é muito simples e fácil com informações em inglês ou italiano. O museu funciona de terça a domingo das 9h00 às 20h00.


A principal obra que simboliza a fundação de Roma está exposta neste museu, a Loba Capitolina, representando os gêmeos Rômulo e Remo sendo amamentados por uma loba. E o local do museu era o Templo de Júpiter na mitologia Romana ou Zeus na Mitologia Grega, considerado o mais importante de todos os Deuses e na fundação de Roma com a instituição da religião romana. Os fragmentos deste templo podem ser visitados no interior do Museu Capitolino, na área do Palazzo dei Conservatori e Tempio di Giove. 


Loba Capitolina

Outras pinturas descrevem a fundação de Roma como " Ritrovamento della Lupa"  - O encontro da Loba de Cavalier D´Arpino- Giuseppe Cesari, um afresco de 1596 ", na Sala Degli Orazi e Curiazi do Palazzo Senatorio.



Esculturas com o busto dos Imperadores também fazem parte da coleção, localizadas no Palazzo Nuovo-Sala degli Imperatore, e o que mais chama a atenção  é o de Constantino pelo seu tamanho colossal e fica no Musei dei Conservatori - Cortile.


Augusto

Caracalla

Marco Aurelio

Tibério


Vespasiano


Tito

Settimio Severo

Nero

Constantino

O Museu na verdade é um complexo dividido em 3 edifícios no entorno da Piazza dei Campigloglo (Capitólio em português), projetada por Michelangelo e com a réplica do Imperador Marco Aurelio no centro porque a original fica dentro do museu. Palazzo Senatorio (Palácio dos Senadores), sede dos registros oficiais da Roma Antiga e da Prefeitura, magistrados e senadores. Palazzo dei Conservatori (Palácio dos Conservadores) e Palazzo Nuovo ( Palácio Novo). Para chegar é simples porque fica ao lado do Monumento Vittorio Emmanuelle na Piazza Venezia e Fórum Romano.





Reserve pelo menos uma manhã ou tarde para visitar o museu que ainda conta com espaço de cafeteria e livraria no seu  interior e tantas outras obras para conhecer, além da arquitetura renascentista de Michelangelo, considerada como a mais perfeita Praça do mundo, isto porque seu traçado em perspectiva permite uma vista única dos edifícios de seu entorno.

Garanto que você sairá deste Museu tendo uma visão mais abrangente de Roma e sua importância na História da Humanidade, além de desfrutar de uma beleza artística única das peças expostas e da arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário