03/10/2014

Como é a refeição dos italianos



Pode parecer um tema bobo, imagine se as pessoas não estão cansadas de saber que italiano gosta de "mangiare" bem? Claro que sim, mas exatamente por este motivo é que não gostam de misturar os sabores e a coisa mais estranha para eles é misturar tudo em um prato. Me recordo de uma situação onde paramos para jantar em um restaurante de estrada na Itália com várias opções de alimentos prontos para você escolher. Cada alimento tinha um preço diferente e você montava seu prato conforme seu gosto entre massa, risoto, saladas, carnes, legumes, etc. Para nós brasileiros é muito comum colocar no mesmo prato uma massa com uma carne, por exemplo. Mas isto é uma aberração para os italianos e quando chegamos para sentar à mesa, nossos amigos italianos comentaram não entenderem como podíamos comer misturando os alimentos. E foi como contar uma história de terror com as caretas deles quando explicamos como funcionava um restaurante por quilo no Brasil. Apesar de tudo é muito interessante como algo tão simples e comum para nós pode parecer absurdo em outro país e cultura. Agora vamos entender como eles dividem a refeição :

Em todos os restaurantes na Itália encontrará no cardápio uma divisão de alimentos que os italianos seguem para se alimentarem. Em resumo: o Primo Piatto é baseado em Carboidrato, o Secondo Piatto em Protéinas e o Contorno em Fibras e Sais Minerais.

Cardápio do dia no Restaurante Vicoletto - Camerino


ANTIPASTO - pequenas porções frias ou quentes do que chamamos de aperitivos, e nesta categoria estão as Bruschetas, patês, azeitonas, salames, queijos, etc.

Bruschetas do Restaurante Vicoletto - Camerino

Olivas Ascolanas  do  Restaurante Balneare Marinello - Porto Recanati



PRIMO PIATO - As famosas massas italianas estão nesta categoria e são saboreadas apenas com o molho escolhido. Também estão nesta categoria a polenta, risotos e as "minestras", sopas que muitos brasileiros só tomam quando estão doentes, mas os italianos comem geralmente todos os dias e até no almoço. No primo piato não se mistura carne ou outro alimento, e se fizer isto estará estragando uma bela massa e todo o seu sabor aos olhos dos italianos. Outra curiosidade é o uso do pão italiano para molhar no molho da massa.

Pasta com aspargos do Restaurante Vicoletto - Camerino

Pasta ao Pesto do Restaurante Granaro del Monte - Norcia



SECONDO PIATTO - Geralmente carne, peixe e ovos , sendo opcional o acompanhamento de um "contorno" servido em um prato menor separado ou em pequena porções. Na categoria contorno podem ser batatas assadas, saladas, legumes, etc. Vejam que a salada não é o primeiro prato como nós brasileiros estamos acostumados. 

Carne e Batata com alecrim no Restaurante Vila Fornari- Camerino

Frango com rúcula e parmesão - Restaurante Roma - Camerino

DESSERT - doces e principalmente muitas frutas

Pana Cotta de frutas vermelhas do Restaurante Roma - Camerino



Doces da Confeitaria Gili - Florença

Nenhum comentário:

Postar um comentário