23/01/2014

Como Escolher Hotéis em Viagens






Já escrevi várias vezes sobre como escolho os hotéis em viagens e agora temos um post apenas com este tema para facilitar a consulta. Basicamente primeiro pesquiso algumas informações sobre o destino e o tio “Google” é ótimo para isto com preferência para abrir os sites oficiais de turismo da cidade ou país a ser visitado e a Wikipédia. Com as informações básicas entro no programa Google Eart que você pode baixar pela internet ou Google Maps para localizar o destino, as atrações, estações de metro ou outros transportes. Também procuro o site da cia responsável pelo transporte na cidade para traçar um roteiro. Este é o passo para decidir quantos dias ficar em cada destino que dependerá do que queremos fazer na cidade. E por último escolhemos o hotel que atenderá o nosso roteiro com maior facilidade de deslocamento.



A escolha de hotel é muito particular de cada um com preferências diferenciadas. No nosso caso procuramos hotéis em boa localização e fácil acesso aos meios de transporte ou mesmo a pé pelos pontos turísticos. O Google Eart novamente ajuda nesta escolha e o site booking.com para localizar hotéis de redes conhecidas e dentro do nosso orçamento com a opção de visualizar o mapa para escolher a melhor opção. O segundo passo é ler as avaliações de quem já se hospedou, é nesta parte que me divirto com alguns comentários.

Na minha avaliação procuro não levar em conta alguns comentários do tipo abaixo porque não retratam exatamente a estrutura do hotel, mas particularidades pessoais e faço algumas observações que podem te ajudar:

Não fomos destratados, mas na nossa chegada faltou aquele sorriso, “Welcome”!
O nosso jeito brasileiro de abraçar, beijar e brincar com todo mundo não é comum fora do Brasil e os atendentes costumam ser muito profissionais e impessoais, mas isto não significa ser rude, apenas que ele está sendo polido com você.

Não tem quem carregue as malas
A maioria dos hotéis no exterior não tem carregador e em alguns casos  é um serviço pago por mala. Inclusive taxis também cobram uma taxa por mala que carregam.

Falta duchinha no vaso sanitário
Genteeeee, este comentário é sem comentário.

Frigobar vazio no quarto! Poderia conter água
Dependendo da estrela do hotel escolhido o padrão é a geladeira vazia, e se isto é um fator importante para você consulte o site do hotel antes para verificar todas estas informações.

Cobraram por receber minhas encomendas feitas pela internet
É normal a cobrança por unidade de pacote recebido e a tarifa é informada no site do hotel .

O café da manhã era muito fraco
Dependendo da estrela do hotel, o Café da Manhã pode ser do tipo Continental ,mais simples ou Café Completo. O continental basicamente é o Café, Leite, um ou dois tipos de pães, manteiga , geléia e suco. Em alguns países as leis de turismo são rígidas para que o estabelecimento cumpram determinados artigos no café da manhã. E em outros  como a Inglaterra podem servir o Full British Breakfast que inclui até feijão . Pode parecer  um pouco estranho no café das manhã, mas cada país tem suas características e costumes.





Outro fator importante na escolha é não ter como base as fotos dos sites porque alguns não retratam o atual estado das instalações. O que faço na minha busca de hotel em cada destino é a localização perto de transportes e pontos turísticos, a limpeza e se ele fica em uma área segura. Comentários que levo em consideração é em relação ao estado de manutenção do ambiente e segurança. 


Recomendo consultar o site dos hotéis e verificar todas as informações que forem relevantes para você e também dar uma olhadinha no site do Tripdavisor que tem fotos de viajantes e não somente as profissionais com photoshop. Caso não tenha o que procura, envie um e-mail ao hotel solicitando a informação e assim evitará aborrecimentos posteriores. E depois de reservar nos sites de viagem, confirme com um e-mail direto ao hotel e imprima a resposta para  evitar aborrecimentos de chegar ao hotel e não ter a reserva confirmada.

A minha dica para você aproveitar melhor a viagem é sair de casa com a mente aberta para conhecer coisas novas, estar preparado para imprevistos, planejar com antecedência e certificar todas as informações para aproveitar o máximo sem aborrecimentos.