12/06/2014

Notícias de Viagem


Esta semana chegamos depois de uma viagem passando pela Itália, os trens panorâmicos da Suiça e Sul da França com muitas fotos e novidades para escrever aqui. Deixei alguns posts prontos que foram entrando para que o blog não ficasse abandonado porque não sabia se teria acesso à internet o tempo todo. A viagem durante a primavera e início do verão teve muito sol,frio e chuva em alguns lugares, mas principalmente um céu maravilhoso e muitas flores.



No curso da Itália encontrei amigas aqui do blog que comentarei em um post especial porque foi um grande prazer e muitos momentos divertidos com pessoas que conhecia apenas no virtual. Adriana, Vivi e Orlaine que passaram do Virtual para o Real e Teresa que foi a primeira que conheci ainda no aeroporto de chegada em Roma e minha companheira de muitas risadas. 

Na primeira semana fiquei muito doente e também contarei como foi o atendimento médico e a assistência que tive no exterior. Participamos de muitas festas típicas e experimentamos vinhos e comidas que amamos a ponto de comprarmos livros de culinária para tentar fazer e passar a receita para vocês.





Muita coisa para contar e espero que aproveitem as dicas que entrarão em breve no blog, principalmente dos trens panorâmicos da Suiça que tivemos muita dificuldade para comprar os tickets no Brasil, mas vamos contar todos os passos com muitas fotos. E a coleção de pratinhos ficou ainda maior:



Agradeço a Deus por mais uma viagem de sonhos e encontrei esta frase nas ruas de Roma que gostaria de deixar como mensagem neste post.


Tradução: 
" A prova que uma pessoa encontrou DEUS 
não é o modo de como fala de Deus, 
mas o modo de como fala das coisas do Mundo."

10/06/2014

Palio de Siena - Itália






Viajar para a Itália é sempre uma descoberta de uma maneira de viver que os italianos sabem fazer muito bem, mas se conseguir participar de alguma festa tradicional será ainda melhor. O Palio de Siena é uma destas festas  para conhecer a paixão dos italianos por suas raízes e tradições. Acontece em  Siena em duas datas:  dia 2 de julho, chamado Palio de Provenzano em homenagem a Madonna di Provenzano e 16 de agosto como Palio da Assunta em homenagem a Madonna de Assunta. Uma multidão de pessoas  cobre a Piazza del Campo com uma corrida de cavalos que dura pouco tempo, mas envolve toda a cidade e paixão da vida dos moradores.




Tudo começa no dia 1º de Dezembro, no aniversário de Sant´Ansano, o padroeiro de Siena e termina na primavera com o sorteio dos dez distritos que participam na corrida. Existem ao todo 17  distritos históricos dentro dos muros medievais chamados de contradas e apenas 10 participam do Palio, sendo escolhidos a cada ano os sete que não participaram do ano anterior e sorteados os outros para completar.

No final de abril até meados de setembro, cada distrito celebra usando os enfeites históricos, estandartes, tambores e bandeiras nas ruas. A tradição e muito forte entre os moradores que não trocam de distrito permanecendo no mesmo lugar sem mudar para outro, podem até mudar de residência, mas dentro do seu distrito de nascença. Esta tradição em Siena para uma pessoa como eu que adorou estudar a história das cidades na faculdade e como o urbanismo e seus fatores implicam na formação de um indivíduo, é sem dúvida muito interessante e não consigo enxergar apenas como uma corrida de cavalos.







Para quem visitar a Siena durante o evento recomendo chegar 4 a cinco dias antes da data para participar dos preparativos, dos cortejos e sentir a emoção até a corrida final. Para assistir ao Palio não é necessário pagar, mas para obter uma melhor visualização os proprietários do comércio e hotéis no entorno da praça cobram para você assistir de suas sacadas e é acertado diretamente com eles com preços nada convidativos. Lembrando que neste período do ano faz muito calor na Itália, portanto é melhor estar preparado com chapéu e roupas leves para ficar muito tempo em pé e no sol.