02/08/2014

Assis e a Cruz de São Francisco - Itália






Retornar na cidade de Assis nunca é demais porque além de ser linda  e ter cantinhos de charme por todo lugar, a emoção é muito forte. Como já conhecíamos a cidade, aproveitamos para andar mais sem rumo certo e descobrir um pouco mais destes cantinhos que já comentei neste post AQUI. Uma coisa que reparei em todas as lojas de souvenir foi o TAU, a Cruz de São Francisco com a forma da letra grega (T) de mesmo nome, a última letra do alfabeto hebraico e a mais antiga grafia em forma de cruz. Em 1215 o Papa Inocêncio III pregou o TAU como um novo símbolo cristão que já era conhecido desde o Egito Antigo e São Francisco, estando presente neste reunião, assume como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Franciscanos. 


Na Bíblia tem uma passagem que menciona o Tau:
" E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um T as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade". (Ezequiel 9-3,4)

E o que fazer neste lugar além de admirar sua beleza e seus monumentos? Agradecer, Agradecer e Agradecer sempre por tudo que Deus proporciona a cada dia.








31/07/2014

Massa italiana : Pepe e Cacio






Outra especialidade na Culinária italiana e presente principalmente nos cardápios dos restaurantes de Roma é a massa Pepe e Cacio. O modo de preparo é bem simples e de uma maneira diferente do que estamos acostumados porque a massa não passa pelo escorredor. Veja abaixo: 

Ingredientes:
500 grs Massa Spaguetti fino 
3 colheres de azeite
2 colheres de chá de Pimenta do Reino
1 e 1/2 xícara de chá de Queijo Pecorino ralado


Mode de Preparo:
Cozinhe a massa ao dente ( 4 a 5 minutos ) e não escorra.
Em uma panela aqueça o azeite e adicione a pimenta do reino para refogar sem deixar queimar
Pegue a massa com pegador e coloque uma porção, acrescente o queijo e mexa. Repita a operação até colocar toda a massa, acrescentando após o queijo um pouco da água de cozimento para ajudar a derreter e criar um molho cremoso.






A foto acima da massa Pepe e Cacio é do Restaurante Rosati na Piazza Popolo que por estar localizado em área turística os preços são um pouco mais alto do que o normal em outras áreas, mas o atendimento é muito bom e as massas saborosas. 




29/07/2014

Basílica de S. Ubaldo em Gubbio - Itália



Nesta viagem à Itália retornei a Gubbio porque minha sobrinha queria conhecer e já escrevi sobre a cidade AQUI e um vídeo no último post. A novidade desta vez é que era primavera e o teleférico para a Igreja de S. Ubaldo estava funcionando. Então vencendo o medo de altura ( pode parecer piada porque viajo muito de avião, mas tenho), lá fomos nós para o teleférico com uma gaiolinha para duas pessoas que sobe até o alto do Monte Ingino onde fica a igreja. 






Para chegar ao teleférico as ruas de Gubbio com a arquitetura em pedra já é uma atração à parte. E depois de comprar o bilhete você entra na pequena gaiola aberta e sobe admirando uma vista linda da cidade.... eu controlando o medo dando muita risada de nervoso. rsrsrs 

Teleférico de Gubbio

A Te e eu subindo no teleférico




A Igreja tem uma escadaria  para um pátio antes da entrada principal e no altar guarda os restos mortais do Santo Ubaldo, padroeiro da cidade de Gubbio. Particularmente não gosto muito desta tradição de culto a cadáveres da Igreja Católica, mas gosto de visitar as Igrejas e admirar a arquitetura.