06/09/2014

Visita rápida em Siena - Itália



Na viagem que fizemos no final de semana a Lucca programamos o retorno a Camerino com a escola, encontrando o grupo na cidade de Siena para aproveitar um pouco mais o passeio. O retorno com trem de Lucca a Camerino seria de sete a oito horas com várias baldeações de trem, preferimos pegar o trem até Siena com duração de duas horas e meia, e de lá retornar com ônibus da escola para Camerino. Tudo foi decidido na sexta-feira à noite antes do passeio no dia seguinte à Bolonha. Estávamos já deitadas  quando minha sobrinha teve a "brilhante ideia" de esticar o passeio de bolonha a Lucca. Levantamos para abrir o computador e pesquisar horários de trem, reserva de hotel, etc. Escrevo isto porque é importante as pessoas viajarem prontas para planos B que podem dar certo ou não. Nesta viagem programamos com antecedência 90% de tudo e tivemos muitos planos B de passeios decididos no local que foram boas surpresas. 

Chegamos na estação de Siena e pegamos um taxi que nos deixou na Piazza del Campo, o coração da cidade. Como já conhecíamos tudo tivemos tempo para comprar vinhos, aceto balsâmico , azeites típicos da região e ficar sentada na praça no " Dolce far niente" com os amigos tomando um gellato. E a cidade estava em festa com os ensaios do Palio de Siena e desfiles de bandeiras ao som dos tambores típicos medievais.









04/09/2014

Zuppa di Lenticchie ou Sopa de Lentilhas - Itália



A Sopa de lentilhas é uma especialidade italiana típica da região de Marche que produz a melhor " lenticchie" em Castelluccio di Norcia que comentamos no post anterior. É um prato quente ótimo para servir no inverno e melhor ainda com um fio de azeite extra virgem por cima e um pão italiano tostado. Aprendi desde criança a colocar azeite por cima de feijão e lentilhas com os meus avós italianos e hoje é um hábito nas refeições. 

Ingredientes:
250 grs de lentilhas
2 dentes de alho
1 cebola
2 colheres de óleo
2 talos de aipo ou salsão sem as folhas
2 folhas de louro
2 cravos- da - índia
2,5 litros de água quente
1 colher de chá de cominho em pó
sal a gosto
opcional:
2 batatas pequenas
2 abobrinhas
2 cenouras
embutidos de linguiça ou paio

Modo de Preparo:
Coloque a lentilha de molho em água fria por 12 horas. Refogue em uma panela alta a cebola e o alho no óleo. Acrescente os legumes e embutidos opcionais, a lentilha,  sal, a folha de louro, o cominho e o cravo-da-índia e refogue bem. Coloque a água e deixe ferver por duas horas ou até a lentilha ficar bem macia, acrescentando água aos poucos caso necessário. Antes de servir retire a folha de louro e o cravo da índia. O ponto deve ser uma sopa de caldo grosso e encorpado.




02/09/2014

Castelluccio di Norcia e suas lentilhas - Itália






Castelluccio di Norcia  é conhecida pela plantação das melhores lentilhas da Itália que são cultivadas nas planícies do Parque Nacional das montanhas Sibillini que já comentei neste post AQUI, área de especial beleza natural e altitudes de até 1600 metros acima do nível do mar. Como da primeira vez visitei no inverno, este ano retornei na primavera durante o mês de maio, e apesar de ainda frio porque Castelluccio fica a 1452 m acima do nível do mar, a paisagem era outra com  as flores começando a florescer e coloridos de lilás, amarelo, vermelho, etc.










Mapa da Itália na colina do Parque Sibillini



Outro produto típico desta região é o queijo pecorino de Castelluccio produzido a partir do leite de ovelhas de Sopravvissana, a raça mais popular nos Apeninos centrais e base da economia local. Assim como  Norcia, os produtos embutidos e a lentilha são vendidos nos pequenos e rústicos mercados da cidade.








Para conhecer a  verdadeira Itália é preciso visitar estas pequenas cidades que ainda guardam os costumes e tradições italianas. Castelluccio de Norcia e Norcia a 29 Km é uma opção de passeio para um dia, ficam distantes 185 Km de Roma, 105 Km de Assis, , 50 Km de Camerino, 122 Km de Perugia e 270 de Firenze.