26/09/2014

Dicas de Capri - Itália


Capri é uma ilha no Golfo de Nápoles, no mar Tirreno ao Sul da Itália e famosa pela Gruta Azul. Os melhores meses para visitar são quando o clima está quente, mas no mês de agosto as férias na Europa deixam tudo muito cheio e preços  mais caros. Barcos grandes e confortáveis com destino a Capri saem com frequência dos portos de Nápoles e Sorrento, mas preste atenção porque o porto de Nápoles é o Beverello, onde saem as embarcações chamadas hidrofil da empresa SNAV e demoram pouco menos de uma hora para chegar em Capri. No outro porto saem embarcações da empresa Caremar que transporta também carros e cargas, mas demoram quase duas horas. Procure pela plataforma da empresa Snav no Porto Beverello  em frente ao Castelo Nuovo.



Na Marina Grande, em Capri todos os passageiros desembarcam para começar a descobrir a ilha. As praias são pequenas e com pedrinhas no lugar de areia e a melhor opção para quem quer aproveitar o sol e banhos de mar é procurar os Beach Clubs com infraestrutura, cadeiras, bar, restaurantes, piscinas e banheiros. 



Assim que desembarcar na Marina Grande você pode contratar um passeio de barco com algumas opções. A atração mais famosa,e por este motivo também a mais procurada é a Gruta Azul, mas indico somente se tiver muita vontade de conhecer porque este passeio é o mais demorado e você ainda pode ficar horas no barco esperando a vez de entrar na gruta. E uma vez dentro da gruta o seu tempo lá será mínimo, isto é muito tempo de espera para pouco tempo para aproveitar. E ainda corre o risco de ficar horas esperando e a maré não permitir a entrada na gruta.  Com base nestas informações escolhemos outro tipo de passeio de barco saindo da Marina Grande e terminando na Marina Piccola do outro lado da ilha. 

O Tour Faraglioni que fizemos faz o percurso do mapa abaixo em aproximadamente uma hora passando pela estátua do scugnizzo em posição de aceno de boas vindas em cima da pedra, depois uma parada em algumas grutas de corais e águas azul turquesa, os Faraglioni e a Marina Piccola, onde pegamos um ônibus até o centro de Capri. 

                                   

Estátua do Scugnizzo








Faraglioni

Um tour mais completo demora aproximadamente duas horas e faz o percurso do mapa abaixo com um giro pela ilha e por isto chama-se "Giro dell´isla". Este tour passa pela Gruta Azul e o ingresso de entrada é opcional. As informações de tour podem ser encontradas neste site em inglês ou italiano: http://www.motoscafisticapri.com



O transporte na ilha pode ser feito com o funicular da Marina Grande até o Centro de Capri que fica no alto do monte com uma vista maravilhosa da Piazzetta de Capri ou com ônibus e barcos para diversos lugares. Também existe a possibilidade de alugar uma scooter, mas sinceramente este seria o último lugar que escolheria para esta aventura porque as ruas são muito estreitas e cheias de curvas com ônibus que ocupam grande parte da via. 






  

   

A Piazzetta de Capri é o centro do agito com vários restaurantes e próximo da Via Camerelle, cheia de lojas de grife, souvenir e produtos típicos. O Funicular sai da Marina Grande e chega até a Piazzetta retornando pelo mesmo trajeto.
    

A Boutique Canfora na Via Camerelle faz as sandálias a mão e sob medida, enriquecida com cores e pedras da sua escolha desde 1946, e já encantou Jacqueline Kennedy Onassis, Grace Kelly, Sofia Loren entre outras famosas. E outro ícone de moda também na Via Camerelle são os relógios da Capri Time com o símbolo do relógio na torre da Piazzetta.












As cerâmicas de Capri, e em geral nesta região do Sul da Itália , são coloridas, alegres e com predominância de temas com limões amarelos. Outra especialidade de Capri são os perfumes Carthusia feitos de maneira artesanal e a mais de um século com elementos da natureza da ilha.








E o Limoncello ? Sou apaixonada por este licor de limão desde a primeira vez que fui à Itália e não conheço quem não aprecie. São feitos com o limão amarelo de forma muito artesanal e pode ser servido gelado como digestivo, com água tônica ou com Prosecco. A produção deste licor concentra-se no Sul da Itália, especialmente no Golfo de Nápoles, Costa Amalfitana, Ilhas de Capri e Ischia, Sícilia e Sardenha.



Entenderam agora porque Capri é o Paraíso na terra e imperdível na sua próxima viagem à Itália ? Uma ilha rodeada de água azul turquesa e com vistas lindas de qualquer lugar, agitado de pessoas bonitas circulando entre bares, restaurantes ou os beach clubs , lojas para comprinhas, perfume artesanal , moda com possibilidade de fazer o seu sapato personalizado e para finalizar um refrescante licor.

Você pode fazer o passeio de um dia ou ficar em um hotel para aproveitar mais do lugar. No final da tarde quando as excursões e pessoas que passam o dia na ilha retornam fica mais tranquilo para passear pelas ruas do centro e desfrutar dos muitos restaurantes. Para escolher o hotel leve em consideração que a Marina Grande  é uma boa opção porque fica próximo do pier de barcos, mas terá que pegar o funicular ou ônibus para chegar ao centro de Capri, são apenas alguns minutos e o bilhete em média de dois euros. Os hotéis próximo da Piazzetta ficam perto de tudo e são os melhores, porém costumam ser mais caros. Confirme a localização e a disponibilidade de transporte para escolher entre tantas opções, e lógico não se esqueça de solicitar  na reserva uma bela vista da janela para o mar. 




21/09/2014

Capri - Um paraíso na Terra - Itália



Alguns lugares são melhores mostrar em imagens porque faltariam palavras e Capri é um deles, um paraíso na terra. E mais do que uma dica, recomendo incluir no seu roteiro na próxima viagem à Itália durante o verão ou primavera. 

video