27/06/2015

A Luz da Provence e seus artistas - França




A Provence foi tema de muitos artistas, principalmente os Impressionistas apaixonados por sua luz. E tenho que concordar com todos eles porque também me apaixonei pelos contrastes de luz e sombra da Provence. Como Light Design, a luz é algo que chama muito a minha atenção em todos os lugares, e me surpreendeu porque normalmente não gosto da luz branca que foi exatamente o que me cativou por lá. Mágica, brilhante, suave e não sei como descrever , mas talvez algumas imagens falem mais do que palavras:

Les Baux de Provence

Avignon

Gordes

Gordes

Cèsane nasceu em Aix-en-Provence e foi um dos pintores que mais retratou a Provence. Em sua cidade natal é possível fazer o tour "Nos passos de Cèsane" pegando um livreto na oficina de turismo ou baixando o APP  neste link: Site oficial da oficina de turismo de Aix-en-Provence. Placas douradas com a letra C no piso da cidade indicam os lugares que fizeram parte da vida do artista.

Montagne Sainte-Victoire



Van Gogh nasceu na Holanda e também foi cativado pela Provence, principalmente a cidade de Arles que retratou em várias pinturas.Em Saint Rèmy ficou internado no Hospital Psiquiátrico Saint Paul de Mausole com campos de oliva e vinhas que serviram de inspiração para seus quadros. Hoje no local funciona um centro cultural Van Gogh e no entorno placas com foto de suas pinturas estão posicionadas no lugar da inspiração.






Arles

Picasso era espanhol e mudou-se para o Château de Vauvenargues, nos arredores de Aix-en-Provence e próxima da Montagne Sainte-Victoire, que foi retratada várias vezes por Cèsane. Atualmente o pintor e sua última esposa Jaqueline estão enterrados no local que ainda é propriedade da família.




Veja também: