28/11/2015

Montalcino - O Paraíso para os amantes de vinho - Itália



Os vinhos Brunello de Montalcino são considerados como excelência  e expressão máxima enológica, produzidos com a uva sangiovese apenas nesta região da Itália por séculos e primeiro vinho italiano a obter a certificação DOC em 1980. A cidade de Montalcino tem uma urbanização medieval preservada e uma imensa fortaleza onde é possível agendar degustação de vinhos na Enoteca que fica no seu interior. Informações neste site: http://www.enotecalafortezza.com



Mas o melhor mesmo é visitar uma das muitas vinícolas da região para conhecer a produção dos vinhos e degustação. Uma opção das mais procuradas é a Taverna dei Barbi neste link:http://www.tavernadeibarbi.it/ ou escolher outro no site do Consórcio dos produtores de Brunello http://www.consorziobrunellodimontalcino.it 




Nós escolhemos um tour pelo site da Viator com saída de Roma que fez parada na Vinícola Poggio Il Castellare. Assim que chegamos a mesa estava posta para o almoço no local onde ficam os tonéis de carvalho e foi uma experiência única saborear os diferentes tipos de vinho produzidos naquela ambiente. Toda vinícola produz além do Brunello, outros vinhos como os Rosso de Montalcino, Brancos, Grapas, etc. No final do almoço você pode comprar os vinhos diretamente do produtor e conhecer as instalações. E não precisa comentar que eu amei todos os vinhos que provei e trouxe alguns na mala.
















26/11/2015

Pienza - Um passeio pela Toscana-Itália





Sabe aquelas imagens de campos italianos com estradas ladeadas de ciprestes e uma beleza sem igual? É a Toscana, uma região cheia de charme e berço da minha família. Visitar uma cidade italiana fora dos grandes centros é importante para ter mais contato com os costumes e modo de vida dos italianos. É conhecer outra Itália e seus produtos típicos diretamente com os produtores.

Pienza é uma das minhas cidades preferidas e reúne tudo o que falei acima, além de três pequenas ruas batizadas com os nomes: Rua da Fortuna, do Beijo e do Amor que unem a Via Principal com a via atrás da Igreja, o melhor ponto para apreciar o pôr-do-sol no Vale Dorcia.









Pienza é conhecida como a cidade de Enea Silvio Piccolomini , nascido em 1405 e elevado a Papa em 1458 com o nome de Pio II. Transformou sua cidade natal de pequeno feudo com o antigo Castelo de Corsignano, em um centro urbano em  estilo renascentista digno de sua posição. É uma cidade pequena, mas com um planejamento urbanístico estudado para valorizar cada detalhe e a sua beleza natural.







A cidade também é  conhecida pelo  queijo Pecorino , o mais famoso da Itália feito com leite de ovelha. Pecora em italiano significa ovelha e você pode fazer degustação em várias lojas da cidade.




Para chegar em Pienza você pode alugar um carro em Roma que fica apenas a 187 km ou em Siena, distante apenas 60 km. Sugiro pegar o carro no aeroporto Fiumicino para fugir do caótico trânsito de Roma. Existem alguns tours saindo de Roma que fazem este passeio incluindo outras cidades da Toscana.







Veja também: