18/12/2015

Trattoria La Buca di Ripetta em Roma - Itália






Encontrar bons lugares para comer sem cair nas armadilhas de turistas no centro histórico de Roma não é uma tarefa fácil. E bem pertinho da Piazza Popolo e da Via del Corso, encontramos um lugar muito gostoso, a Trattoria La Buca di Ripetta. O que chamou a atenção da primeira vez que passamos na frente, caminhando em direção à Piazza Popolo foi o cheiro e a quantidade de pessoas esperando na porta sem ser turista. Esta é uma dica de ouro, observe os lugares cheios de pessoas da cidade e saberá que tem comida boa. Tentamos fazer a refeição por duas vezes, mas a espera estava longa e desistimos. Nesta última vez chegamos cedo para almoçar e finalmente entramos no ambiente acolhedor com uma vespa no meio do salão. Mais italiano impossível!




A casa oferece massas feitas na própria casa seguindo a tradição italiana com um toque mais gourmet supervisionado pessoalmente pelo proprietário Andrea Corbo. A casa funciona todos os dias das 12h30 às 15h00 e 19:00 às 23h00, mas já recomendo chegar cedo para conseguir uma mesa. É muito fácil chegar ao restaurante caminhando desde a Piazza Popolo, Piazza di Spagna ou Via del Corso. Veja o mapa abaixo.

Spaguetti al pesto alla genovese

Nhoque con fiori di zuchini (flor de abobrinha)






http://www.labucadiripetta.com/intro.html
Via di Ripetta, 36 - Centro Histórico de Roma





Veja Também:

Um achado de gastronomia no centro de Roma

Sorvetes em Roma

Eataly de Roma

Azeite do Chianti - Itália

Como é a refeição dos italianos


Trastevere em Roma - Itália





Roma é sempre surpreendente e a cada vez que visito conheço um cantinho da cidade diferente. O Bairro de Trastevere estava na minha lista de points para visitar e será passagem obrigatória em todas as vezes que retornar a Roma. É um lugar com ruas estreitas de paralelepípedos, cheias de bares, restaurantes com mesas externas e muito animado com pessoas circulando principalmente à noite. O coração do bairro é a Piazza Santa Maria in Trastevere com a Igreja de mesmo nome, uma das mais antigas de Roma e a fonte de Bramante no centro da praça. O interior da Igreja é decorado com mosaicos dourados do século 13 e obra de Pietro Cavallini, um pintor italiano que assinava como pictor romanus.





O Bairro não pertencia a Roma e era dominado pelos etruscos, mas o Imperador Augusto anexou Trastevere à cidade. Inicialmente foi habitado por judeus, artesãos e comerciantes. Não deixe de visitar no final da tarde para conhecer a Igreja por dentro ainda aberta e depois percorrer pelas ruas até anoitecer escolhendo um dos muitos restaurantes para jantar.






Com uma estrutura arquitetônica e urbanística muito interessante é como conhecer  outra Roma dentro de Roma. O Bairro não é servido por metro e coloquei abaixo três maneiras de chegar  desde o vaticano ou centro histórico.

Caminhada desde a Piazza Navona ou Campo del Fiori atravessando a Ponte Sisto.
O percurso é um passeio à parte com pessoas circulando, lojas, etc.
  
Caminhada desde o Vaticano

Pegar o ônibus Linha 23 na Piazza della Rovere-Vaticano e descer próximo a Ponte Sisto


Veja Também:







Visitando o Forum Romano

13/12/2015

Sorvete em Roma - Itália




Passear pela Itália sem tropeçar em uma sorveteria pelo caminho é impossível, e aquela tentação cremosa, geladinha e deliciosa está lá te convidando para o prazer da gula. Quem já experimentou sabe do que estou falando, e hoje darei dicas sobre as minhas sorveteiras preferidas em Roma. Lógico que existem muito mais lojas do que colocarei aqui, mas estas são as que  gosto e conheci até o momento. Se tiverem mais sugestões de sorveterias podem deixar nos comentários.


VENCHI - é a primeira da lista e começou a produzir gelato em 2006, apesar da empresa ser de 1878. Tem lojas em várias cidades da Itália que podem ser conferidas no site abaixo. Em Roma tem lojas no Aeroporto Fiumicino Terminal 1 e 3, Estação Termini, Eataly de Roma, uma loja próxima da Piazza di Spagna e outra próximo ao Panteão. Para nossa alegria encontramos lojas no Brasil : Eataly de São Paulo que comentei neste post AQUI , Aeroporto Internacional de Guarulhos e lojas no Rio de Janeiro. Nesta sorveteria os sorvetes com base de chocolate são os melhores que provei: Nocciola, Gianduia, Cioccolato, etc. http://www.venchi.com/









Endereço Venchi próximo ao Panteão no Centro Histórico 
Endereço Venchi  próximo a Piazza di Spagna no Centro Histórico 


GELATERIA VERDE PISTACCHIO - Conheci este ano e já pulou para segunda mais preferida no meu ranking pelo sorvete de pistache que adoro e é seu carro chefe. A loja é uma graça com uma kombi como caixa e balcão, uma lambreta na fachada e muito próxima da Estação Termini, na Via Nazionale,239. O projeto  de Interior Design é de Alberto e Alessandra Sonnino. http://www.verdepistacchiolab.it/







   

Endereço Verde Pistacchio próximo da Estação Termini 

OLD BRIDGE - Garanto que pegar a fila para provar o sorvete desta sorveteria vale a pena. O sorvete é muito bem servido e das duas vezes que provei não consegui dar conta de tudo, apesar de cremoso e delicioso. 






Endereço Old Bridge na Piazza Ressurgimento próximo da Piazza San Pietro-Vaticano


SAN CRISPINO - Esta sorveteria é considerada a melhor de Roma e já comentei neste post AQUI. O sorvete de Zabaione é o destaque, mas tem vários sabores diferentes como Torroncino (torrone),entre outros. Com loja no aeroporto Fiumicino, duas próximas da Piazza Spagna e Panteão no centro histórico. http://www.ilgelatodisancrispino.it/



Endereço San Crispino próximo da Fontana de Trevi no Centro Histórico

Endereço San Crispino próximo do Panteão no Centro Histórico




GROM - Uma marca que abriu a sua primeira loja em 2003, em Turim na Itália e logo em seguida começou a plantar as frutas e matérias primas para oferecer ao mercado um produto natural e orgânico. O sorvete é realmente muito bom, principalmente os de base com frutas. Com lojas em várias cidades da Itália e outros países que podem ser conferidos no site. Em Roma as lojas com localização mais próxima dos pontos turísticos ficam na Estação Termini e Piazza Navona. http://www.grom.it/





Endereço Grom na Piazza Navona no Centro Histórico


TRE SCALINI -  Esta não é uma sorveteria e por este motivo coloquei no final da lista. É um Restaurante na Piazza Navona que serve o famoso "Tartufo ao Cioccolatto", um sorvete trufado de chocolate com pedaços de chocolate e chantily, que na Itália chama-se Pana. É muito comum nas sorveterias o atendente perguntar se deseja com ou sem Pana e a maioria não cobra a mais por isto.




Deu água na boca?


UPDATE : Neste ano de 2016 estou estudado em Roma e conheci outras sorveterias que segue abaixo:


LINDT - a marca não é italiana, mas tem uma loja de chocolates e sorvetes na Via della Madallena, próximo ao Panteão.





LA ROMANA - Uma gelateria da cidade de Rimini com lojas em Roma e outras cidades da Itália e Europa, decoradas com muito bom gosto. Os sorvetes são deliciosos e feitos respeitando o meio ambiente. http://www.gelateriaromana.com/







GIOLITTI - Estou perdidamente apaixonada por este lugar e a Cassata de sorvete com bolo me fez recordar de uma semelhante de um restaurante italiano, que meu pai nos levava em São Paulo. A sede histórica funciona desde 1900 na Via Iffici del Vicario 40, travessa da Via della Madallena. Mas preparem-se porque sempre tem fila para o sorvete no balcão ou se preferir pode sentar no salão para ser atendido na mesa.
http://www.giolitti.it/







Veja Também: