19/01/2016

As Principais Estações de Trem em Roma - Itália




ESTAÇÃO TERMINI 


A cidade de Roma é servida por três principais estações de trem e explicarei melhor sobre cada uma delas. A principal é a Termini, a maior da Itália e uma das maiores da Europa. O seu nome é porque fica ao lado das Termas de Diocleciano na Piazza dei Cinquecento. É muito fácil chegar nesta estação do aeroporto Fiumicino com trem Leonardo ou Leonardo Express que já comentei AQUI ou ônibus que é mais barato que já comentei AQUI. Também é o ponto de encontro das linhas de metro vermelho A e azul  B para se deslocar por Roma. Na Piazza Cinquecento e entorno da estação as empresas de ônibus Atac e Cotral possuem várias linhas com destinos diversos que podem ser consultadas nos links:


http://www.cotralspa.it/mappapaline.aspx
http://www.atac.roma.it/page.asp?p=18





Mapa do Metro de Roma ( clique para ampliar)


Fachada Principal da Estação Termini na Piazza Cinquecento

Uma das entradas Laterais

Vista do Térreo

A Estação Termini liga Roma a inúmeras cidades de toda a Itália e as duas empresas principais para consultar sobre passagens é a Trenitalia do Grupo Ferrrovie delllo stato italiane , e recentemente a Italo que vem disputando o mercado italiano para algumas cidades como mostra o gráfico abaixo, com trens de alta velocidade e wifi gratuito. 



http://www.trenitalia.com/
http://www.italotreno.it/



Destinos da Italo ( clique para ampliar)

    A Empresa Italo coloca à disposição dos clientes o Italobus, um novo serviço em um único bilhete que permite viajar de trem e prosseguir em ônibus ou vice-versa.  A ligação é apenas na estação de Reggio Emilia para o norte ( Milão e Turim) e Sul ( Bolonha, Firenze, Roma, Napoli, Salermo) diretamente com as estações de Carpi, Mantova, Parma, Piacenza, Cremona, Modena e Sassuolo. 








    Outra vantagem da estação Termini é que você encontra tudo o que precisa porque são inúmeras lojas, locais de alimentação ,banheiros, lojas de telefonia, livraria, depósito de bagagens (atenção que não guardam malas acima de 23kg) no piso térreo, inferior e mezanino. Eu destaco algumas :  
    www.coin.it


    A Coin é uma grande loja de departamentos com roupas, bolsas, produtos de beleza, perfumes, etc. Vale a pena dar uma passada porque sempre tem produtos em promoção. Se precisar de meias a loja Calzedonia é perfeita enquanto a Carpisa tem bolsas italianas com bom preço. E sem esquecer o sorvete na Venchi Chocolates, entre tantas outras lojas. No site da Estação Termini você pode baixar o APP para obetr mais informações, promoções, etc.
    http://www.romatermini.com/

    Dentro da estação e também na parte externa da fachada principal da Piazza Cinquecento estão as ruínas das muralhas servianas, um muro de proteção da cidade construído no século IV a. C. pelo Imperador Romano Sérvio Túlio.




ESTAÇÃO TIBURTINA

A estação Tiburtina é a segunda maior de Roma e também estação da Linha Azul B do Metro. Ela foi recentemente renovada pelo escritório ABDR Arquitetos Associados que inclui uma renovação urbana no entorno para melhoria desta área da cidade. As empresas de trem Trenitalia e Italo também servem esta estação, além das empresas de ônibus Atac e Cotral que mencionei acima.


http://www.stazioneromatiburtina.it/


Na frente da estação fica o  terminal Tibus  com ônibus para o centro e distritos de Roma, média e longa distância, tanto para Itália e países estrangeiros. Para consultar itinerários consulte o site:  http://www.ticketbus.it/portale/
Estação de ônibus Tibus na Tiburtina

ESTAÇÃO OSTIENSE

A estação Ostiense é próxima da estação de Metro Piramide da linha Azul B e é servida apenas pelos trens da Trenitalia, e somente os regionais e Intercity. Nesta estação não funciona mais até esta data os trens Italo e de alta velocidade, mas os principais destinos incluem o Aeroporto Fiumicino, Civitavecchia, Grosseto e Pisa Centrale. É o ponto final de várias linhas dos ônibus da empresa ATAC que já comentamos acima. No lado oposto da estação está o Eataly de Roma que comentei neste post AQUI, mas eu não recomendo andar nesta área à noite porque refugiados e pessoas sem teto e emprego dormem nos binários da estação e ruas do entorno.




O edifício atual substituiu  outra estação construída para a visita de Hitler ao rei da Itália Vittorio Emanuelle III, em 1938. É um exemplo da arquitetura pública fascista de 1940, com projeto do arquiteto Roberto Narduci , o mesmo que dois anos antes projetou a estação para receber o ditador. No piso, mosaicos em branco e preto contam a história de Roma. Particularmente eu nunca gostei da arquitetura realizada no período da Guerra por ser fria e impessoal, mas é uma pena que hoje a estação esteja  degradada.
   
"Stazione Ostiense 1940" by From the Italian Wikipedia, in the public domain.. Via Wikipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/File:Stazione_Ostiense_1940.jpg#/media/File:Stazione_Ostiense_1940.jpg




                                      

MAPA DO METRO E FERROVIAS DE ROMA






Nenhum comentário:

Postar um comentário