07/09/2016

Split e Trogir na Croácia



Palácio Diocleciano em Split - um complexo urbano


A cidade de Split na Croácia é marcada pelo Palácio Diocleciano (Dioklecijanova palača), construído pelo Imperador de Roma que nasceu na Dalmácia. Ele ficou conhecido por promover a última e mais sangrenta perseguição aos cristãos no Império Romano e  o primeiro Imperador a abdicar para terminar seus dias vivendo no Palácio que construiu. O seu corpo encontra-se no Mausoléu na Catedral de St Domnius, uma das grandes edificações do Palácio que mistura fortaleza pelas suas muralhas, vila pelo luxo dos apartamentos privados e uma cidade por suas ruas e santuários. Foi usado como cenário para cenas de Games of Thrones.






Passear pelo calçadão na orla marítima do Palácio, principalmente no final da tarde é uma delícia, tanto quanto percorrer os labirintos de ruas com monumentos, lojas e restaurantes com mesas externas. A melhor maneira de conhecer é andar e andar sem roteiro certo e descobrir a cada virada uma praça, uma construção e uma beleza ali colocada ou deixada pelo tempo. O novo e o antigo se misturam dentro do Palácio que na verdade é quase uma cidade onde carro não entra. Os estacionamentos pagos ficam do lado de fora e sempre a melhor opção porque o sistema de reboques de carros é muito severo com multas altas para liberação  e muita burocracia se estacionar onde não devia 














Para completar o passeio a cidade de Trogir fica apenas a 28 km de Split com a fortaleza Karmelengo. E também saem barcas para passeios nas ilhas próximas de Hvar, mas não fizemos este passeio porque os horários não eram fáceis de combinar com nosso roteiro, e o melhor da ilha são as praias que não teríamos tempo para desfrutar e não era o foco da viagem.






Veja Também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário