17/11/2016

Pâo Pretzel ou Bretzel da Alemanha



Comentei no post anterior sobre o pão salgado típico alemão e como ele combina muito bem com a cerveja. Os Pretzel ou Bretzel, como são mais conhecidos na Alemanha, podem ter coberturas variadas, mas o tradicional é o mais consumido até mesmo em carrinhos tipo cachorro quente nas ruas com coberturas a base de mostarda.

Pesquisei um pouco e descobri que no século XII, ele aparece em um manuscrito escrito na Alsácia, uma região da França que já pertenceu à Alemanha. Muitas histórias sobre sua origem, nome e o significado da forma que lembram braços cruzados em oração ou longevidade ou amor eterno entre tantas outras.




É um pão que além de ser consumido pelos alemães, também é usado em festas e comemorações tradicionais. Também é consumido em outros países e presente nas feiras e mercados de natal de cidades próximas da Alemanha.


Receita:

3 xícaras (chá) de Farinha de Trigo
1 tablete de 15 gramas de fermento biológico
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água morna
50 gramas de bicarbonato de sódio
100 gramas de manteiga derretida
1 pitada de sal


Modo de Preparo:

Derreta o tablete de fermento biológico no açúcar. Acrescente a água morna e a farinha peneirada e misture bem. Se precisar coloque mais água aos poucos . Misture bem sovando e deixe a massa descansar por 15 minutos em uma forma coberta com um pano. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e sove até desgrudar das mãos, colocando um pouco de farinha se precisar e a pitada de sal. Deixe a massa crescer por uma hora na tigela fechada com um filme e em lugar fora de correntes de vento e umidade.
Enrole tiras e modele no formato de pretzel e mergulhe rapidamente em uma bacia com um litro de água com o bicarbonato para que eles fiquem macios por dentro e crocantes por fora. Coloque-os em uma forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno pré-aquecido a 200º até ficar dourado, cerce de 15 minutos.
Retire do forno e pincele com a manteiga derretida e passe-os em canela com açúcar ou gergelim ou chocolate ou a cobertura que desejar



Veja Também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário