04/06/2017

Rione VII Regola em Roma - Itália





O ponto principal para começar a descobrir este Rione é a Piazza Farnese com os dois enormes tanques de água trazidos das Termas de Caracalla e o imponente Palazzo Farnese, encomendado pelo cardeal Alessandro Farnese que seria o Papa Paulo III. No projeto trabalharam Antonio Sangallo, Michelangelo que assumiu após a sua morte e depois Giacomo Della Porta. O Palazzo é em estilo Renascentista, um dos mais bonitos de Roma e atualmente Embaixada da França.



Palazzo Farnese

 

Igreja Santa Brígida na Piazza Farnese


Atrás do Palazzo Farnese fica a Via Giulia, a primeira maior rua reta de Roma projetada por Bramante para atravessar o sistema de ruas medievais e com o  Arco Farnese que liga a parte traseira do Palazzo Farnese ao edifício do outro lado da estrada onde a família mantinha uma coleção de arte. O projeto inicial era ligar o Palazzo Farnese atravessando o Rio Tibre até a Villa Farnesina, que também pertencia à família.  A fonte com a imagem de uma grande máscara, chamada por este motivo de Fontana Mascherone é um trabalho de Girolamo Rainaldi

Fontana Mascherone




Arco Farnese na Via Giulia


Na Piazza della Quercia com Piazza Capo di ferro fica o Palazzo Spada e fachada decorada com estátuas de pessoas famosas da Roma Antiga. Construída pelo Cardeal Gerolamo Capo di Ferro e comprada pelo Cardeal Bernardino Spada que ampliou e modificou o Palazzo com ajuda de Borromini. Atualmente abriga coleção de arte renascentista e barroca, mas é na arquitetura o seu detalhe mais precioso, a Galeria Perspectiva criada também por Borromini com comprimento real de nove metros, mas concebidos e disposto de tal maneira que o efeito ótico parece ser maior quatro vezes. O efeito é incrível e retrata bem a arquitetura barroca que era feita para combinar originalidade, conhecimento técnico com a arte e a dramaticidade espacial. Na frente do Palazzo uma fonte de Borromini com um nicho e uma pintura barroca criando efeito de pedras reais.  A Via Capo di Ferro que leva o nome da nobre família romana que construiu o Palazzo Spada tem uma parede de tijolos com colunas de granito medievais inseridas com altura do piso em nível diferente do atual.

Fonte de Borromini na Piazza Capo di Ferro

Fonte de Borromini na Piazza Capo di Ferro

Fonte de Borromini na Piazza Capo di Ferro

Palazzo Spada
Palazzo Spada
Palazzo Spada

Palazzo Spada
Igreja Santa Maria della Quercia






A Igreja Santissima Trindade dei Pellegrini fica a poucos metros do Palazzo Spada e é uma das mais interessantes de Roma com sua fachada terracota e precisando de uma manutenção, mas ainda muito bela. O prédio na frente com fachada na Piazza del Monte di Pietà era a Casa dos Penhores com um arco sobre a Via dell´Arco del Monte que ligava ao edifício no outro lado da rua. Nesta Piazza viveu a família Barberini antes de mudarem para o Palazzo em Trevi. Continuando a Via dell´Arco del Monte você chega na Ponte Sisto que atravessa o Rio Tibre ao Trastevere e que comentei neste post AQUI.


Igreja Santissima Trindade dos Pelegrinos

Via dell´Arco del Monte
Fontana na Piazza del Monte di Pietá

Piazza dei Monti di Pietá

A Via Giubbonari é divisa com o Rione Parioni e uma das principais artérias comercias, com várias lojas e sempre cheia de turistas circulando. Três casas da mesma família são bem recomendadas: Roscioli  no número 21, com lanches, degustação de vinhos, frios e refeições em um ambiente acolhedor e paredes com prateleiras cheias de delícias. Roscioli Café na mesma Via Giubbonari 16, com deliciosos doces acompanhados de um café, e próximo na Via dei Chiavari 34, o Antico Forno Roscioli com pães e outras delícias. Estas três casas são parada obrigatória para um lanche rápido, refeição, café ou sobremesa quando estou caminhando por esta área.

Via Giubbonari

 Roscioli -Via Giubbonari 21 
 
Roscioli -Via Giubbonari 21 

Roscioli Caffè  -Via Giubbonari 16

Roscioli Caffè  -Via Giubbonari 16

Antico Forno Roscvioli -Via dei Chiavari 34

Antico Forno Roscvioli -Via dei Chiavari 34

Antico Forno Roscvioli -Via dei Chiavari 34


No lado oposto a Via dei Capellari tem um ar bucólico de Roma muitas vezes retratados nos filmes italianos, e no meio daquela agitação de turistas você pode se sentir em uma pequena vila.

Arco di Santa Margherita na Via dei Capellari

Via dei Capellari

Via dei Capellari

Veja Também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário