29/11/2017

As pedras douradas de Roma no Rione S´Angelo





O Rione Santo Angelo em Roma é o menor dos vinte dois que estamos comentando por aqui (Marcador ao lado Itália-Roma Bairros), mas muito rico em história e preciosidades para visitar. Sem dúvida, as pedras douradas espalhadas por algumas ruas deste Rione, predominantemente judeu e com sua Sinagoga são as mais interessantes.

Sinagoga - Tempio Maggiore di Roma




Perto da minha Universidade na Via Flaminia,48 também encontrei algumas pedras douradas e descobri que se chamam Pietre d´inciampo ou Pedras de Tropeço que são colocadas na frente das casas onde judeus foram levados à força para campos nazistas. O projeto foi idealizado pelo alemão Gunter Demnig em memória às vítimas do nazismo, independente de religião e implementada em vários países da Europa desde 1995. Elas medem 10x10 cm e está impresso o nome da pessoa, o ano de nascimento, a data de deportação e a data e local de morte quando conhecidos. O projeto ainda é vivo, e em janeiro deste ano foi instalado em Roma mais uma pedra dourada na Via delle Fornaci, 51 com a presença do idealizador do Projeto Gunter Demnig. Atualmente são mais de 20.000 pedras em toda a Europa e ultrapassa 200 apenas em Roma. 

Alguns Endereço das Pedras Douradas no Rione S. Angelo:
Via Arenula, 16,29,41,53
Via dei Portico Ottavia,9,13Via di S.Maria del Piano,10
Via della Reginella,2,10,19,27
Todos os endereços e informações com fotos e nomes das pessoas homenageadas nas pedras douradas de Roma neste site: http://www.arteinmemoria.it





O Rione S. Angelo é uma delícia para andar por suas ruas medievais estreitas e tipicamente romanas, a Via del Portico D´Ottavia é a mais movimentada de pedestres com restaurantes e mesas nas calçadas. A principal atração é o próprio Pórtico no fim da Via com passagem para o Teatro Marcello, um coliseu menor. Marcelo foi sobrinho do Imperador Ottavio Augusto, filho de sua irmã Ottavia.

Teatro Marcelo e Ruínas do Templo  de Apolo Sasiano

Via del Portico O´ttavia

Portico O´ttavia


Portico O´ttavia


Ao lado do Portico D´Ottavia fica a Igreja que originou o nome deste Rione, S´Angelo in Pescheria porque funcionava um antigo mercado de peixes durante a Idade Média. Mas uma outra Igreja maior fica ao lado do Teatro Marcelo, a Santa Maria in Portico in Campitelli. E na mesma via, a famosa Fonte das Tartarugas e a Igreja Santa Catarina dei Funari. Estas Igrejas fazem parte dos Caminhos do Jubileu que comentei neste post AQUI

Fontana delle Tartarughe


Fontana delle Tartarughe


Santa Maria in Portico in Campitelli


Santa Maria in Portico in Campitelli



Santa Maria in Portico in Campitelli


Uma curiosidade é que Roma é sempre pano de fundo para muitos filmes e a Igreja Santa Catarina dei Funari aparece em "Todos caminhos levam à Roma" com Sarah Jessica Parker e Claudia Cardinale.

Santa Caterina dei Funari

Meu roteiro começou descendo do ônibus na Via Vittorio Emmanuele - Piazza Argentina. Diversos ônibus passam nesta Via desde o Vaticano, Termini, etc (consulte o site dos transportes de Roma: http://www.atac.roma.it). Depois deste ponto o roteiro precisa ser feito à pé pela Via Arenula, onde ficam as maiorias das pedras douradas e depois entrando na Via dei Falegnami, e continuando pela Via Funari com a Fontana della Tartaruga e a Igreja Santa Maria dei Funari. Continuando até Piazza di  Campitelli com a Igreja di Santa Maria in Portico in Campitelli, e virando à direita na Via della Tribuna di Campitelli até o Pórtico d´ottavia , o Teatro Marcelo e a Sinagoga. Você terá conhecido o Bairro Judeu de Roma que pertence ao Rione S´Angelo.





No final uma parada para um café no Ducatti, esquina da Piazza Argentina. O ambiente é decorado com motos da marca e no interior uma loja com os produtos, além de café, restaurante, sorveteria, etc.








Veja Também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário