02/12/2017

Arancini - Uma especialidade siciliana



Arancini no plural ou Arancino no singular é um bolinho de arroz típico da Sicília, mas encontrada em várias regiões da Itália. A receita é de influência árabe desde a Idade Média, devido ao uso do açafrão. A origem é desconhecida e muitas cidades alegam ser autoras desta iguaria, além de encontrarmos também os nomes de Arancina no feminino ou Arancine no plural. 

O tradicional é feito com arroz arbóreo italiano e açafrão, recheado com ragu de carne e queijo scamorza. Mas atualmente você encontra diversos sabores de recheio salgados e até algumas variações doces.



Receita 

Ingredientes 
3 xícaras de Arroz Arbóreo
6 xícaras de caldo de vegetais feitos previamente (veja Nota abaixo)
50 gramas de manteiga
1 cebola pequena
1 colher chá de açafrão
150 gramas de queijo parmesão ou pecorino ralado
100 gramas de queijo mussarela, scamorza cortado em cubos 
Ragú de Carne
Azeite e sal

Modo de Preparo
Doure a cebola no azeite sem deixá-la escurecer. Acrescente o arroz, sal, açafrão e o caldo de vegetais quente. Mexa tudo e deixe cozinhar em fogo baixo. No término do cozimento acrescente o queijo ralado e a manteiga. Deixe esfriar em um refratário por 12 horas. 

Nota: O caldo de vegetais pode ser feito com a fervura de 1 litro de água, 1 cebola inteira, 1 cenoura, salsão, 1 ramo de alecrim ou tomilho, 1 folha de louro, ginepro ou zimbro, 1 tomate.



Ginepro ou Zimbo

Ingredientes do  Ragú de Carne
200 gramas de carne picada 
2 a 3 tomates sem pele batidos no liquidificador com 1 cenoura
130 gramas de extrato de tomate
50 gramas de queijo parmesão
1 cebola média
100 gramas de ervilha
1 copo de vinho branco
Azeite e sal

Modo de Preparo
Doure a cebola no azeite e adicione a carne picada até refogar bem. Acrescente o vinho, deixe reduzir, depois o tomate batido e o extrato de tomate até ficar um molho denso cozinhando lentamente para que a carne fique bem macia. Tempere com sal, parmesão e as ervilhas.

Montagem dos Arancini
Pegue o arroz que deve estar bem gelado e coloque uma colher de sopa na palma da mão, recheie com o ragu e um pedaço de queijo. Coloque outra colher de arroz e enrole. Passe no ovo batido e pão ralado ou farinha de rosca. Frite em óleo quente. 




A palavra Arancini vem de "Arancia" que significa laranja em italiano. Nesta última foto os arancini foram enfeitados com folhas de laranjeira. Você pode usar a criatividade nos recheios e sabores do arroz que podem receber salsinha, espinafre para ficarem verdes e tantas outras variações possíveis de sabor e de como servir.

Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário