29/04/2017

Recanati e a Escola Dante Alighieri - Itália




Não é novidade o quanto gosto da Escola Dante Alighieri, e comentei neste post AQUI a mudança deles da cidade de Camerino para Recanati depois dos terremotos que aconteceram na Itália no ano passado. Aproveitei uma folga do mestrado em Roma e programei uma visita para rever o pessoal e conhecer as novas instalações. Como sempre a diretora Anna que faz tudo para o aluno ter a melhor estadia com eles, enviou um motorista para me pegar na estação de trem da cidade de Loreto, apenas 10 km de Recanati. A primeira impressão que tive da cidade é que ela é muito parecida com Camerino, o centro histórico medieval, algumas ruas estreitas, as casas de pedra e uma grande praça no centro.


Torre Cívica 
Piazza Giacomo Leopardi



Igreja Santa Maria di Montemorello




A Escola fez uma parceria com o Campus Infinito e as novas instalações são novas, alegres e com toda infraestrutura necessária. Ao lado um edifício histórico abriga os apartamentos dos estudantes e a programação e preços continuam os mesmos com passeios e atividades inclusas. Todas as informações sobre o curso neste link:
    










A cidade é uma delícia para caminhar com construções interessantes e com uma bela vista do campo porque fica em posição mais alta como Camerino. Muitas lojas e lugares para refeição no centro histórico e um parque industrial próximo que trazem prosperidade para a região. Fiquei hospedada no Hotel Gallery e havia muitos hóspedes empresários e até estrangeiros que estavam na cidade à negócios. O Hotel La Ginestra é a outra opção dentro do centro histórico.





 








Recanati é a cidade natal do poeta  Giacomo Leopardi e por este motivo conhecida como a "cidade da poesia". Uma curiosidade que descobri andado pela cidade foram os "little free library", pequenas casinhas de madeira com livros para dar oportunidade de troca e leitura. A ideia é você pegar um livro e deixar outro de presente. Esta iniciativa foi lançada por uma organização americana em Hudson sem fins lucrativos para inspirar o amor pela leitura e promover a troca de livros em todo o mundo.







Para chegar em Recanati usei o trem partindo da Estação Termini em Roma até a estação de Loreto, uma antes de Porto Recanati. São quatro horas de viagem com conexão na cidade de Ancona. A Escola Dante Alighieri tem vária opções de transporte para a chegada e saída de Recanati com ônibus.







http://www.comune.recanati.mc.it/



Veja Também:





26/04/2017

Restaurante Aroma em Roma com vista para o Coliseu



Roma não é uma cidade difícil para encontrar lugares para uma boa gastronomia e já demos algumas dicas aqui no blog, como o renomado Restaurante La Pergola com 3 estrelas Michelin neste link AQUI, entre outros. Recentemente descobri um outro restaurante quando estava à procura de um local para passar meu aniversário na cidade eterna, o Aroma com uma estrela Michelin e uma vista maravilhosa do Coliseu. Tem coisa melhor do que almoçar ou jantar em Roma com vista do maior símbolo da cidade? Ele fica na cobertura do Hotel Palazzo Manfredi na Via Labicana.




O ambiente é muito agradável e romântico com preços no padrão cinco estrelas e de restaurante com estrela Michelin. Mas se você puder gastar um pouco mais para desfrutar deste rooftop em Roma, o Aroma é o lugar ideal. Sou da opinião que algumas coisas na vida são únicas, e onde mais no mundo você poderá ter este momento de jantar com vista do Coliseu? 


http://www.aromarestaurant.it/


Veja Também:




23/04/2017

Rione I Monti de Roma - Parte 2 e Rione Celio XIX



Coliseu


Este post é uma complementação do Rione Monti que comentei AQUI. Adoro percorrer as ruas deste bairro e tenho voltado sempre. A parte mais ao Sul do bairro, próximo do Coliseu guarda muita arquitetura interessante. Junto comentarei sobre o Rione Celio porque está muito ligado ao Rione Monti, por exemplo o Coliseu pertence ao Rione Celio e a escola de gladiadores e Domus Aurea do outro lado da avenida são do Rione Monti.
Meu roteiro começa na Estação de Metro Cavour porque não resisto a cada vez que estou por aqui para passar na Igreja San Pietro in Vincoli e visitar o Moisés de Michelangelo. Desta vez descobri uma arquitetura medieval no pátio da Universidade de engenharia  La Sapienza que fica ao lado da Igreja. Para chegar na Igreja pela Via Cavour , basta subir a Scalinata dei Borgia, um lugar lindo com as paredes cobertas de hera.

Scalinata Borgia

Scalinata Borgia

Scalinata Borgia

Igreja S.Pietro in Vincoli

Sapienza - Claustro Medieval

Sapienza - Claustro Medieval

Sapienza - Claustro Medieval

Descendo até o Coliseu podemos visitar o Ludus Magnus, a antiga e maior Escola dos gladiadores da Roma Antiga, e suas ruínas estão na esquina da Via Labicana. Foi construída pelo Imperador Domiciano com uma ligação subterrânea para o Coliseu. Seguindo pela Via di San Giovanni in Laterano a Basílica de San Clemente, dedicada ao Papa Clemente I, é uma das mais decoradas de Roma. E na Via paralela e a poucos passos fica o Monastero Agostiniano SS. Quattro Coronatti.

Ludus Magnus

Basílica S. Clemente

Basílica S. Clemente
Monastério Agostiniano SS.Quattro Coronatti 


Monastério Agostiniano SS.Quattro Coronatti 

O Domus Aurea está em trabalho de restauração e todo o processo pode ser visto em detalhe no link abaixo, assim como verificar os dias de visitas guiadas permitidas.

Domus Aurea

Domus Aurea

A Via Claudia, uma travessa que sai da Piazza Colosseo e já Rione Celio, fica o Arco di Dolabella e Silani, construídos  pelos cônsules Cornelius Dolabella e Cesar Junius Silanius em 10 D.C. fazendo parte da Mura Serviana. Ao lado a Igreja San Tommaso in Formis, dedicada ao apóstolo Tomé. O aqueduto romano de Nero ao lado do Arco faz parte do Acqua Cláudia, um grande complexo iniciado pelo Imperador Calígula e finalizado pelo Imperador Cláudio, que transportava água por 69 km de Roma. Nero construiu um ramo secundário para levar a água do aqueduto Cláudia para o Monte Célio, na Casa Dourada ou Domus Aurea ao lado do Coliseu.Passando pelo arco de Dolabella encontramos a Basilica Santi Giovanni e Paolo e a Case Romane del Cielo, um sítio arqueológico com uma mostra muito interessante da Antiga Romana e afresos preservados. 
Informações neste link: http://www.caseromane.it/it/gallery

Arco di Dolabella e Silani

Arco di Dolabella e Silani

Igreja S. Tommaso in Formis

Aqueoduto Nerone

Case Romane in Cielo
Case Romane in Cielo


Case Romane in Cielo

Basílica Santi Giovanni e Paolo

Na continuação da Via Claudia, na Via della Navicella fica a Basilica di Santa Maria in Domnica Navicella, com fachada renascentista de Andrea Sansovino, um arquiteto e escultor italiano que fez muitas obras importantes como a Santa Casa de Loreto que comentamos neste post AQUI, entre outras. A família Medici de Florença através de seus cardeais foram os responsáveis pelas reformas da Igreja e o brasão de armas deles é presente no teto da nave. Ao lado fica o Parque Público Villa Celimontana que abriga a sede da Sociedade Geográfica italiana no Palazzo Matei.

Basílica di Santa Maria in Domnica Navicetta

Basílica di Santa Maria in Domnica Navicetta

Villa Celimontana

Villa Celimontana

Villa Celimontana

A Basilica de Santo Stefano Rotondo no Rione Monti, tem entrada pela via de mesmo nome que sai na esquina do aqueduto de Nero com o Arco di Dolabella. O edifício foi construído pelo Papa Leão e dedicada a Santo Estevão com arquitetura circular em três circulos concêntricos e a forma da cruz gerga, que se parece com a Basilica do Santo Sepulcro de Jerusalém. Atualmente pertence ao Colégio Pontíficio germânico - hungaro e é a Igreja Nacional da Hungria em Roma.

Basílica di Santo Stefano Rotondo

Basílica di Santo Stefano Rotondo

Basílica di Santo Stefano Rotondo

Basílica di Santo Stefano Rotondo

Basílica di Santo Stefano Rotondo

Neste ponto você pode continuar caminhando pela Via Santo Stefano Rotondo até a Basilica de San Giovanni in Laterano ou voltar até o coliseu para pegar o metro e descer na estação San Giovanni. Veja no mapa:

Clique no mapa para ampliar

A Basilica San Giovanni in Laterano é a Igreja mãe de todas as outras do mundo e uma das quatro Basilicas Papais de Roma, dedicada  ao apóstolo São João Batista. Apesar de estar fora do Vaticano faz parte da Santa Sé. As terras pertenciam à família dos laterani durante o Império Romano e chegou por herança à segunda esposa do Imperador Constantino, que foi responsável pela doação ao Bispo de Roma.
Basílica di San Giovanni in Laterano

Basílica di San Giovanni in Laterano

Basílica di San Giovanni in Laterano

Basílica di San Giovanni in Laterano

O Imperador Constantino que deu nome à cidade de Constantinopla quando foi sede do Império Romano do Oriente , foi o primeiro a se converter ao cristianismo e recusou-se a oferecer culto aos deuses romanos. Segundo a tradição, na noite anterior à batalha na Ponte Mívio, sonhou com uma cruz onde estava escrito em latim ! in hoc signo vinces", que significa "sob este símbolo vencerás". Na manhã da batalha mandou pintar a cruz nos escudos dos soldados e conseguiu a vitória. Este fato foi retratado por vários artistas  como Rafael, Bernini, Rubens , entre outros.Helena, mãe de Constantino que também se converteu ao cristianismo, teria descoberto o local de c rucificação de Jesus em uma peregrinação em Jerusalém, e ergueu a Basílica do Santo Sepulcro, além de ser responsável pelo filho publicar o edito de Milão, que acabou com a perseguição aos cristãos.
Ao lado da Basílica San Giovanni in Laterano fica a Basílica Santa Cruz de Jerusalém, em estilo barroco e construída no local do Palácio de Helena, mãe de Constantino. No "Santuário da Cruz ", na sacristia da basílica estão as relíquias trazidas de jerusalém, a tabuleta INRJ - Jesus Nazareno rei dos Judeus fixada na cruz de Jesus por Pilatos, pedaço da cruz de Jesus e um dos cravos usados na crucificação.Na fachada as  esculturas de Helena e Constantino. Ao lado da Igreja fica o Anfiteatro Castrense, um estádio oval utilizado para treinamentos do exército romano e hoje apenas um jardim.

Basílica di Santa Cruz de Jerusalém

Basílica di Santa Cruz de Jerusalém

Anfiteatro Castrense

Anfiteatro Castrense


Na Rua que sai na frente da Igreja Santa Cruz de Jerusalém e a alguns passos fica as ruínas do aqueduto
Acqua Claudia e próximo a Porta Maggiore que servia de suporte aos aquedutos Aqua Claudia e Anjo Novus.

Porta Maggiore
Aqueoduto Claudia

O Obelisco Lateranense na fachada do Palazzo Laterano é o maior de todos em Roma e veio do Templo de Amon em Karnak no Egito e data da época dos faraós Tutmósis III e IV. É o maior obelisco antigo ainda em pé no mundo. E a Escada Santa são 28 degraus de mármore recobertos por madeira , trazidos de Jerusalém para Roma por Helena, mãe do Imperador Constantino  e de acordo com a tradição católica, são os degraus que Jesus subiu até Pôncio Pilatos durante seu julgamento. Subir as escadas é permitido apenas de joelhos e muitos peregrinos para chegar na Capela de San Lorenzo. Cópias e imitações da Escada Santa foram construídas em várias igrejas espalhadas pelo mundo.

Obelisco Lateranense

Scala Santa

Scala Santa

A Porta San Giovanni foi construída pelo Papa Gregório XIII, inaugurada em 1574 para substituir a Porta Assinaria da Mura Aureliana e facilitar o tráfego da área. Sem dúvida é um elemento arquitetônico urbano que caracteriza a cidade de Roma e encontramos vários vestígios da Mura Aureliana em todos os lugares da cidade. Atravessando para o outro lado a loja de departamentos Coin fica bem ao lado de uma das saídas do metrô. As ruas no entorno são cheias de lojas usadas pelos romanos para compras, principalmente a Via Appia Nuova com Zara, Leam Uomo e Donna,Calzedonia, etc.

Porta S.Giovanni

Porta S.Giovanni

Loja Coin


Veja Também: