11/06/2017

Rione VIII Sant´Eustachio em Roma




O Rione que tem como ponto central a Basílica de Santo Eustachio, e é também a área da cidade para os amantes da arte, além do melhor café de Roma. O brasão é a imagem de um cervo porque segundo a lenda. por volta do ano 100, um general romano chamado Placidus estava caçando quando viu um belo veado. Mas no momento de atirar no animal viu uma cruz luminosa entre os chifres do animal. Depois deste fato se converteu ao cristianismo e alterou seu nome para Eustachis. Mais tarde foi sacrificado por se recusar a adorar o Deus Apolo durante uma celebração pública.

A igreja na praça de mesmo nome tem em seu frontão a imagem do veado com a cruz e apesar da arquitetura renascentista, preserva a torre medieval. Na frente um edifício da família Spoleto e afrescos de Federico Zuccari com as cenas da vida de Santo Eustachio. E no  lado direito da igreja, ao longo da Via di Sant´Eustachio, duas colunas altas faziam parte dos antigos banhos de Nero.

Basílica Sant´Eustachio

Basílica Sant´Eustachio

Piazza com a Basílica Sant´Eustachio do lado direito
 e Palazzo Spoleto com afrescos na fachada do lado esquerdo

Colunas dos Banhos de Nero

A cafeteria Sant´eustachio tem o melhor café de Roma e não é surpresa passar a qualquer hora e encontrar fila na pequena porta. Eu não resisto a cada vez que passo perto porque estou apaixonada pelo café mousse gelado. Já comentei deste café neste post AQUI



Especialidades de café frio

Especialidades de café quente

Produtos a base de café


Café Mousse gelado



Caminhando em direção à Piazza Navona, a Fontana di Sant´Eustachio pertencia aos Banhos de Nero  na frente do Palazzo Carpegna e Palazzo Madama. Atualmente o Palazzo Madama é o Senado da Itália, e foi habitado pelo cardeal Giovanni de Medici, filho de Lorenzo de Medici e futuro Papa Leão X. As visitas gratuitas são permitidas apenas no primeiro sábado de cada mês das 10 às 18, e duram quarenta minutos com acompanhamento do pessoal do Senado, que explicará os principais aspectos históricos, artístico e institucionais do Palazzo. Mas é preciso retirar o bilhete um dia antes às 8h30 na Piazza Madama 11. Informações neste link: http://www.senato.it/

O Palazzo Carpegna com arquitetura de Borromini é atualmente espaço da Accademia San Luca que promove as artes e a arquitetura. http://www.accademiasanluca.eu/it


Palazzo Madama

Fontana Sant´Eustachio

Fontana Sant´Eustachio

Fontana Sant´Eustachio
Este Rione também abriga a  primeira Universidade de Roma, Palazzo della Sapienza com um pátio central de Giacomo Della Porta e a Igreja Santo Ivo alla Sapienza com arquitetura de Borromini. A Universiade foi fundada por Bonifácio VIII, seguindo o exemplo das Universidades de outras cidades italianas e no exterior, mas com o crescente número de alunos durante os anos, o campus mudou e atualmente o prédio faz parte do Arquivo do Estado. Uma fonte em uma das laterais do edifício marca a presença da Universidade e o símbolo do bairro com o veado e a cruz, a Fontana dei Libri.

Fontana dei Libri

Palazzo della Sapienza e Igreja Sant´Ivo

E para os amantes de artes, duas Igrejas neste Rione são imperdíveis porque é possível visitar gratuitamente obras de Caravaggio, e já comentei neste post AQUI. A Igreja San Luigi dei Francese com esculturas de reis e rainhas da França na fachada e três obras de Caravaggio retratando a vida de S. Mateus. A Igreja de Santo Agostinho com a Madona de Loreto de Caravaggio, além de outras obras de grande importância como o profeta Isaías de Raffaello e a Madona del Parto de Jacopo Sansovino.





Igreja San Luigi Dei Francesi

Igreja Santo Agostinho

Igreja Santo Agostinho - Madonna de Loreto de Caravaggio

Igreja Santo Agostinho

Igreja Santo Agostinho

E por final a Igreja que considero uma das mais bonitas em Roma, Santa Andrea della Vale com arquitetura de Giacomo Della Porta, Francesco Grimaldi e Carlo Maderno, em estilo barroco.